Saltar, pular, correr, brincar…

Março 9, 2010

O tema de hoje está relacionado com o jogo e o que ele trás de positivo para o desenvolvimento de uma criança.

 

Brincar é a principal fonte de prazer das crianças, é importante estabelecer ligações com o nosso corpo e o movimento, pois este é o nosso campo de acção. É através destes movimentos que aprendemos a utilizar o corpo, através do movimento, brincar a aprender, mexer a brincar. A motricidade infantil postula a interacção entre as possibilidades fisiológicas, motoras e mentais de cada criança. Um professor no momento em que aplica os principais objectivos a ter em conta durante o desenrolar de uma actividade durante uma aula, é necessário ter-se em conta um suporte base de determinadas regras, que inicialmente deveram ser definidas. É importante estabelecer objectivos e regras no âmbito da motricidade infantil, estas normas são implantadas de acordo com as finalidades bem definidas, relacionada com a educação. O jogo na actividade física está relacionado com a acção mental e física da criança, que favorece tanto desenvolvimento pessoal como a sociabilidade, de forma descoberta de si mesmo, da possibilidade de experimentar, de criar de transformar o mundo. Há aspectos que deverá ter-se em conta durante as relações que a criança estabelece com o meio envolvente. Para tal, é importante ter-se em conta os campos mais relevantes a ter em conta durante a intervenção numa aula de motricidade.

 

 

 

O que acontece durante um jogo com crianças? Aos olhos de um educador, acontecem várias coisas que são importantes aquando a realização destes jogo como: a assimilação e apropriação da realidade humana, construção de hipóteses, elaboração de soluções para problemas, enriquecimento da personalidade. Os espaços de jogo e recreio como os parques infantis e outras áreas destinadas à actividade lúdica das crianças de uso colectivo não podem pôr em perigo a saúde e segurança das crianças. É necessário vigiar sempre as crianças quando brincam com este tipo de equipamento, tal acontece nas aulas de educação física. È importante estar sempre atento às acções realizadas pelas crianças, pois estas por vezes não muito previsíveis.

Por isso, ajudem no desenvolvimento dos seus filhos, netos, sobrinhos ou primos, de forma a que a criança cresça saudavelmente e que consiga posteriormente saber estar em sociedade. Brinque com os seus filhos, ajude-os e ensine a que eles sejam alguém.

 Com os melhores cumprimentos e brincadeiras,

Filipa

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: